CURIOSIDADES
NASA pede devolução de câmera a astronauta da Apollo 14
Edgar Mitchell usando uma câmera – talvez a que ocasionou a disputa – na superfície da lua durante a missão Apollo 14 (NASA).
Há algumas semanas, a NASA pediu a devolução de um pequeno pedaço de fita adesiva a uma casa de leilões do Missouri. Por quê? Por conter grãos de poeira lunar, de valor inestimável.
Agora, a NASA recuperou outro equipamento espacial, ligeiramente maior: uma das câmeras da missão Apollo 14 de 1971.
Mas como a agência perdeu um objeto deste tamanho? Bem, parece que o ex-astronauta Edgar Mitchell tem algo a ver com isso.
O governo dos Estados Unidos também não está levando a coisa na brincadeira: em um processo aberto no tribunal federal de Miami na semana passada, Mitchell foi acusado de manter a câmera em seu poder ilegalmente e de tentar lucrar com a sua venda, informou a Reuters.
A câmera, um dos equipamentos instalados no módulo lunar Antares da missão Apollo 14, seria leiloado com lance inicial entre 60 mil e 80 mil dólares. A casa de leilões britânica Bonhams havia planejado vender a câmera em maio, como parte de um lote relacionado à História do Espaço, mas o item foi retirado com a divulgação da disputa com a NASA.
A ação ressalta que “todos os equipamentos e bens utilizados durante as operações da NASA continuam sendo propriedade da NASA, a menos que sejam explicitamente liberadas ou transferidas a outros”, e que a agência espacial norte-americana não tinha conhecimento de que a câmera havia sido doada a Mitchell.
O advogado de Mitchell, Donald Jacobson, nega as acusações. "Objetos das viagens à Lua foram armazenados e depois presenteados aos astronautas que ajudaram a NASA em uma missão”, argumentou Jacobson.
Segundo Jacobson, a NASA havia aprovado a cessão de propriedade da câmera a Mitchell há quarenta anos.
Mitchell foi o piloto do módulo lunar Apollo 14 durante a missão de nove dias comandada por Alan Shepard. Também foi o sexto homem a pisar na Lua.
Ele teria se apropriado deliberadamente da câmera depois de voltar da Lua? A NASA perdeu os documentos que confirmariam a história de Jacobson? Ou houve alguma confusão com as regras para a aquisição de equipamentos durante a empolgação pelas viagens tripuladas à Lua, começo da década de 1970?
Teremos que esperar para ver...
Fonte: www.discoverybrasil.com/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ae! se gostou, ou não...