Enfrentar as temperaturas abaixo de zero da cidade com várias camadas de roupas – que só podiam ser tiradas quando entrava nas salas de aula aquecidas – aborrecia Vistakula. Foi quando teve a ideia de criar uma jaqueta climatizada para todo tipo de clima, ajustável às temperaturas extremas.
Formado pelo MIT, ele é fundador e CEO da Dharma Innovations, em Hiderabade, que comercializa as jaquetas ClimaWare e outras peças high-tech. Elas permitem o controle do nível de conforto sem que o usuário precise acrescentar ou remover camadas de roupas.
"Nossos produtos podem ir de zero a 100 graus Celsius apertando-se um botão", disse Vistakula ao InnovationNewsDaily. "São quatro níveis de aquecimento e quatro de resfriamento, incluindo baixo, médio, alto e muito alto”.
Apesar de ter criado protótipos robustos, pesando mais de 3 quilos, com ventoinhas motorizadas, tubos de aquecimento e fios elétricos, Vistakula optou por um design mais aerodinâmico. Para isso, recorreu a um dispositivo termoelétrico chamado placa de Peltier, que consiste na junção de dois metais diferentes. Quando uma corrente elétrica passar por essa junção, o metal de um lado aquece, enquanto o metal do outro lado esfria.
O chamado efeito Peltier também é usado para resfriar equipamentos eletrônicos, como laptops.
No entanto, dispositivos de troca de calor precisam de ventoinhas para dispersar o calor excessivo. Para solucionar o problema, Vistakula utilizou nanomateriais em uma versão reduzida do dispositivo, sem partes móveis, que é embutido nas placas leves de plástico no interior da jaqueta.
As placas são movidas a pilhas recarregáveis que duram até 8 horas com uma única carga. A jaqueta pesa pouco mais de meio quilo e pode manter as temperaturas internas entre 20 e 40 graus Celsius. Também é capaz de funcionar em temperatura ambiente a até 50 graus Celsius.
Além das jaquetas ClimaWare, a empresa também vende cachecóis, sapatos e capacetes para ciclistas, e também joelheiras e cotoveleiras terapêuticas que aquecem e esfriam. A equipe de 20 pessoas de Vistakula agora se dedica a desenvolver o "HaemoSave", um dispositivo que usa temperaturas enregelantes para controlar sangramentos, dores e inflamações durante emergências médicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ae! se gostou, ou não...