sábado, 20 de agosto de 2011

QUEM É RESPONSÁVEL PERA ANOREXIA INFANTIL?





Quando veio à tona a notícia de que algumas crianças britânicas, com no máximo cinco anos, sofriam de anorexia, muitas pessoas se voltaram para os suspeitos de sempre: a mídia e a indústria da moda.

Modelos supermagras, personalidades públicas como Kate Middleton e bonecas como a Barbie, com cinturas impossivelmente finas e bustos incrivelmente grandes, também figuram na lista de culpados. Revistas de modas cheias de fotos glamourosas de corpo esguios também não ajudam.

No entanto, segundo especialistas em transtornos alimentares, as Barbies e modelos esquálidas podem não ter tanta culpa assim. A questão é bem mais complexa.

Os doutores Michael P. Levine e Sarah K. Murnen, do Kenyon College, conduziram uma análise abrangente de diversas pesquisas científicas, que verificam se as imagens das mulheres na mídia de massa causam ou não anorexia. Eles concluíram que uma ligação causal entre a mídia de massa e os transtornos alimentares ainda é apenas teoria, e que para comprová-la, seria necessário realizar pesquisas mais aprofundadas. “Uma metodologia mais sólida, combinada com teorias melhor articuladas, é de suma importância para esclarecer se a mídia de massa constitui, de fato, um risco causal no espectro dos transtornos alimentares”, afirmam os pesquisadores em seu estudo, publicado na edição de janeiro de 2009 do Journal of Social and Clinical Psychology.

O resultado não foi uma surpresa para os pesquisadores do hospital londrino Great Ormond Street, um dos maiores hospitais infantis do mundo. O Dr. Rachel Bryant-Waugh, chefe do Serviço de Transtornos Alimentares do hospital, declarou à BBC News que grande parte da cobertura recente da imprensa, ligando a mídia de massa aos transtornos alimentares, é “equivocada”.O Dr. Bryant-Waugh jogou um balde de água fria na crença popular de que imagens de mulheres e modelos muito magras levam à anorexia: "Modelos e outras influências da sociedade são, na nossa experiência, um fator que raramente contribui para o desenvolvimento de problemas com o peso e a alimentação entre crianças pequenas”.

O Dr. Walter Kaye, da Universidade da Califórnia em San Diego, um dos mais destacados pesquisadores nesse campo, concorda que grande parte da preocupação com as imagens da mídia e a magreza das modelos é inadequada.

Ele escreveu em um artigo de junho de 2008, na revista Scientific American Mind: “Há muito tempo, a sociedade culpa as famílias e a mídia, mas os transtornos alimentares são doenças biológicas, e tratamentos melhores só virão com abordagens baseadas em aspectos biológicos”.

A anorexia é um doença mental que pode ser mortal, mas não é contagiosa e não pode ser “contraída” ao se olhar fotos de modelos. A ideia de que uma modelo, uma modelo ou um website podem “estimular” a anorexia não conta com o respaldo das pesquisas científicas. Embora seja possível que os fatores sócio-culturais (amigos, família, mídia) tenham um certo peso no desenvolvimento dos transtornos alimentares, as pesquisas mostram que existem muitos outros fatores que contribuem para o problema, que recebem menos atenção e são menos pesquisados.

Entretanto, a suposição de que a mídia é causa direta da anorexia causou alarde entre a opinião pública. No ano passado, quando estreou o suspense Cisne Negro, alguns acreditaram que a incidência de casos de anorexia aumentaria nos Estados Unidos, já que as jovens que assistiram ao filme poderiam desejar ser tão magras como a protagonista, Natalie Portman. No entanto, não surgiram evidências de que o filme tenha fomentado transtornos alimentares.

O fato de não haver relação entre a mídia de massa e a anorexia ou bulimia é uma boa notícia. Afinal, se os especialistas estão certos, podemos parar de nos preocupar com a magreza das modelos e das bonecas, e nos concentrar nas causas reais da doença. E as boas notícias não param por aí: novas pesquisas e enquetes revelam que as meninas, em sua maioria, sentem-se bem com seu corpo e não estão passando fome para parecerem esquálidas como modelos e celebridades.


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