sexta-feira, 1 de maio de 2015

Transistor?




Na época em que as válvulas eram utilizadas nos computadores, procurava-se o aperfeiçoamento dessas válvulas que eram grandes e ineficientes pois consumiam muita energia. Com a intensificação das pesquisas tornou-se necessário a diminuição dos computados e que os mesmos pudessem trabalhar em frequências maiores, o que era impossível com as válvulas. No entanto alguns cientistas começaram a procurar outras soluções, outros métodos de desenvolverem algo que fosse menos caro e mais eficaz que a válvula.

 
Grande partes destas pesquisas tinham como objetivo a descobertas de novos materiais condutores, logo perceberam que alguns materiais funcionavam como ótimos condutores e outros como ótimos isolantes. Com a junção de dois matérias eles criaram um intermediário nomeado semicondutor.
Em novembro de 1947, a partir dos semicondutores os cientistas do laboratório da Bell Telephone descobriram o transistor, e verificaram que quando aplicada certa tensão a um dos terminais do componente, o sinal que saía no outro terminal era amplificado.

Funcionamento

Todo transistor possui 3 terminais (3 perninhas), um dos terminais da extremidade é positivo e recebe o sinal e o outro é negativo e envia o sinal, e o terminal do meio é o responsável pelo controle desse processo, pois a corrente elétrica entra e sai pelos outros dois terminais somente quando é aplicada tensão elétrica ao terminal do meio.


Para exemplificar imagine o transistor como uma torneira, o lado do cano que traz a água da rua é o terminal de entrada (positivo) e a saída d’água da torneira é o terminal de saída, a sua mão aplicara uma tensão na válvula da torneira que funcionará como terminal de controle, quanto mais você abrir a valvular mais agua passara pela torneira.



Portanto, a quantidade de tensão aplicada ao terminal de controle (ou terminal do meio) determinará a intensidade da corrente que sairá pelo terminal de saída, se nenhuma tensão for aplicada ao terminal de controle não há circulação de corrente elétrica.

Os transistores superam as válvulas pelo fato de não terem partes móveis o que facilita a sua miniaturização e aumenta a sua frequência de chaveamento, já que ele pode ter sua corrente elétrica interrompida e restabelecida 1 bilhão de vezes em apenas um segundo. Isso tornou o transistor a base da computação moderna e o principal componente responsável pela revolução da eletrônica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae! se gostou, ou não...