sábado, 2 de maio de 2015

PESQUISADORES CRIAM TRANSISTOR DE APENAS 3 ATOMOS DE ESPESSURA




 Pesquisadores dos Estados Unidos criaram um novo método de fabricação do material “TMD” ou “Transition Metal Dichalcogenide”. Esse material possibilita a fabricação de transistores de 3 átomos de espessura, e está sendo chamado de “primeiro eletrônico 2D”. Isso porque sua espessura é tão minimalista que não fica visível ao olho humano.




Mais o que é o TMD?


São materiais derivados dos metais de transição dichalcogenides, conhecidos pelo seu grande coeficiente de absorção óptica e seu potencial para a energia fotovoltaica de elevada eficiência e fotodetectores. Esses materiais intrigantes oferecem uma plataforma única para estudo e desenvolvimento de novos dispositivos.
Folhas monocamadas destes compostos são semicondutores flexíveis, elásticos, e macias com um gap direto, se comparado com os cristais em massa mais conhecidos que são semicondutores rígidos e duros.
O TMD não é um material novo, já tendo sido estudado e produzido por outros pesquisadores motivados pelas propriedades distintas elétricos, ópticos e mecânicos destes cristais no regime espessura final. A diferença do material criado pelos norte-americano é basicamente o processo de fabricação em grandes placas ou filmes, que é muito mais eficiente e gera resultados melhores.

Futuro de sucesso?!?!

Durante os testes com o novo método de fabricação os pesquisadores construíram 200 placas de TMD, e apenas 2 placas apresentaram defeito e foram consideradas não funcionais, o que equivale a uma taxa de 99% de sucesso. Para serem consideradas funcionais as placas devem conduzir eletricidade de forma satisfatória.
Apesar do considerável sucesso nos primeiros testes, o processo de fabricação dos TMD’s ainda está em fase experimental, será preciso fazer transistores com TMD em escala industrial, para comprovarem se obterão o mesmo desempenho (ou melhor) que os atuais elementos feitos de silício.
Uma outra possibilidade para a construção de chips e processadores é o transistor feito de grafeno (será discutido sobre ele em outro post futuramente). De qualquer forma essas duas tecnologias são o vislumbre de um horizonte bem distante e não devem ser usados na construção de equipamentos eletrônicos em um futuro muito próximo.

Para saber mais sobre Transistores clique aqui!!!



Imagem: HQ Wallbase

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae! se gostou, ou não...